10 de julho de 2020
  • Gastronomia.com España
  • Gastronomia.com México
  • Gastronomia.com Perú
  • Gastronomia.com Colombia
  • Gastronomia.com Paraguay
  • Gastronomia.com Argentina
  • Gastronomia.com Ecuador
  • Gastronomia.com Portugal
  • Gastronomia.com USA
Siga-nos no  

16 de janeiro de 2020
Avaliação  (0)
O damasco
FacebookTwitterGoogle PlusLinkedin
A temporada de damascos inclui os meses de maio a agosto. Fruta popular no verão, tem sua origem na China, Turquia, Irã e Armênia. As primeiras referências sobre a sua cultura remontam a 3000 aC, e foram os romanos que a introduziram na Europa devido às suas rotas comerciais com a Ásia.
 
O damasco vem da árvore frutífera Prunus Armeniaca. Seu nome científico adquiriu popularmente numerosos significados, de albaricoque, damasco ou alberchiguero.
 

Atualmente, o país com a maior produção é a Turquia, seguido pelo Irã e pelo Uzbequistão. Com relação à Espanha, o país ocupa a 11ª posição em termos de produção mundial; As principais regiões produtoras são Murcia, Valencia e Albacete.




 
O damasco tem uma forma arredondada no exterior, com uma pele aveludada e cor variável (amarelo, laranja ou rosa) e uma polpa amarelada que envolve um osso liso. No que diz respeito às suas qualidades organolépticas, é um fruto de sabor com tons que variam de doce a doce e azedo.
 
Em sua aplicação na cozinha, o damasco pode ser usado na preparação de marmeladas, compotas, biscoitos ou outros doces. Podemos consumi-lo cru, torrado, em calda ou seco, dando origem aos famosos damascos.
 
No que diz respeito às suas propriedades o damasco, é uma fruta rica em fibras, água, em vitaminas A, C e B (B1, B2, B3, B6 ou B9), em minerais como cálcio, potássio, ferro, zinco ou fósforo. Graças a estas propriedades nutricionais, o damasco tem os seguintes benefícios para a nossa saúde:
-Atua como um antioxidante
-Evite a retenção de líquidos
-É diurético
-Previne doenças cardiovasculares
-Ele fortalece o sistema imunológico
-Mantém em bom estado nossa pele e cabelo
-Recomendável para pessoas que querem perder peso
 
Ao comprar e preservar o damasco, devemos ter em mente que é uma fruta muito delicada. Devemos escolher entre espécimes firmes e com uma pele livre de impurezas. Para mantê-los, devemos mantê-los na geladeira.
 
Antes de consumir, recomenda-se lavar a fruta para eliminar qualquer vestígio de inseticida.

Valora esta noticia 

 

Top videos

EVENTOS
19 de junho de 2019
(11)
FIBEGA MIAMI 2019