Atlántica Gastronómica A Coruña muda datas e reorganiza-se como um macro-evento

Atlántica Gastronómica A Coruña muda datas e reorganiza-se como um macro-evento

O evento gastronômico do Atlântico A Corunha muda de datas. O evento será realizado nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho de 2019, na Explanada do Parrote e Palexco.

Atlántica Gastronómica A Coruña terá duas seções; Atlántica Gastronómica Festival que será realizado em 31 de maio, 1 e 2 de junho de 2019 na Esplanada do Parrote e Atlántica Gastronómica Profesional em 2 e 3 de junho de 2019 em Palexco.


O formato deste macro-evento será pioneiro dentro do setor de gastronomia na Espanha. Assim, Atlântica Gastronómica irá combinar uma parte profissional com uma feira de congressos e um festival gastronómico para todos os públicos. Juntas, ambas as propostas terão uma área total de mais de 25.000 m2 para valorizar e promover a gastronomia atlântica.

A Comissão Organizadora, composta por especialistas de todas as áreas da gastronomia galega e pela empresa da Corunha, Viajes Gastronómicos, S.L. (Grupo Menús), acredita que esta modificação das datas tornará mais fácil para os participantes desfrutar de atividades ao ar livre com um clima mais benigno.

A Atlántica Gastronómica Profesional incluirá um programa completo de degustação, show cooking, degustações, palestras e diversas atividades, lideradas por figuras de renome do cenário local, nacional e internacional. Estas actividades serão concebidas para que os participantes possam aprender em primeira mão a qualidade dos produtos locais, com garantia de origem e cozinha tradicional galega. Da mesma forma, procura dar visibilidade a todos aqueles produtores que estão comprometidos com a excelência das matérias-primas da Galiza e sua dieta atlântica, posicionando o produto como o eixo central do evento.

Algumas das propostas mais destacadas são o Primeiro Encontro Internacional de Culinária Tradicional do Eixo Atlântico, no qual estarão convidados países como México, Guatemala, Argentina, Portugal, etc; o primeiro concurso de grelha a ser realizado na Galiza; ou a criação de um workshop que pretenda se tornar uma alavanca competitiva para o desenvolvimento socioeconômico do meio rural proporcionando aos pequenos produtores a oportunidade de estabelecer relações comerciais com agentes e importadores de origem nacional e internacional.

O Festival Atlântica Gastronómica, com as suas propostas para a restauração da cozinha atlântica e as suas actividades para todos os públicos, pretende transformar a cidade numa plataforma de promoção da gastronomia galega e ao mesmo tempo posicionar A Corunha como referência para o turismo gastronómico.

Todas as atividades que serão realizadas na Esplanada do Parrote serão gratuitas e de livre acesso.

A Atlántica Gastronómica trabalhará para criar riqueza e emprego em A Coruña, portanto diferentes atividades serão realizadas sob o nome de Atlântica #naCidade. Eles acontecerão em estabelecimentos e locais públicos da Corunha e começarão 12 semanas antes da celebração do evento com a intenção de se estabelecer continuamente na cidade e criar um ecossistema de colaboração entre o setor turístico e o eno-gastronômico.





 

Vídeos
Prova de coquetel ibero-americana com Diego Cabrera
Na edição de 2018 da Feira Internacional de Turismo, FITUR, em Madri; foi realizada uma degustação de coquetéis ibero-americanos, preparada por Diego Cabrera. A diversidade e a riqueza das bebidas típicas das diferentes ...