2 clássicos mexicanos: a chelada e a michelada

2 clássicos mexicanos: a chelada e a michelada

A chelada e michelada são duas bebidas mexicanas clássicas, mas sabemos a diferença entre elas? De Pikio Taco, uma taqueria localizada no coração de Gracia, em Barcelona, eles nos dão as chaves para descobri-lo.

A michelada é a mais conhecida e, embora existam muitas variantes, ambas possuem ingredientes comuns: cerveja, suco de limão e sal; sempre acompanhado de gelo. À michelada são adicionados molhos, como tabasco, molho valentina e suco de tomate. As duas bebidas são sempre preparadas em um copo gelado (com a borda umedecida com suco de limão para adicionar sal), neste copo todos os ingredientes são misturados e finalmente a cerveja é adicionada.


A mistura de cerveja com suco de limão, gelo e o toque de molhos, no caso da michelada, proporciona um sabor refrescante ideal para dias quentes onde queremos um pouco mais de sabor sem desistir de uma cerveja muito fria.

A chelada e a michelada são duas bebidas essenciais no México, onde a última é considerada um excelente remédio para a ressaca ou "cruda", como é chamado no país asteca. Michelada é a alternativa mexicana ao Bloody Mary, conhecido por seus benefícios para superar as conseqüências de uma festa noturna.

A história de sua origem tem várias versões, mas existem duas que têm mais força. A primeira aponta para a cidade de San Potosí onde se diz que um dos membros do Club Deportivo Potosino, chamado Michel Ésper, sempre pediu cerveja com gelo, limão e molhos quentes, algo incomum na época. Com o tempo os sócios começaram a pedir uma cerveja como a de Michel, batizando-a de michelada. A segunda alternativa à origem desta bebida refrescante é muito mais simples e refere-se à contração da frase 'mi chela-cerveja-gelada'.





 

Vídeos
Prova de coquetel ibero-americana com Diego Cabrera
Na edição de 2018 da Feira Internacional de Turismo, FITUR, em Madri; foi realizada uma degustação de coquetéis ibero-americanos, preparada por Diego Cabrera. A diversidade e a riqueza das bebidas típicas das diferentes ...