O que é o leite A2?

O que é o leite A2?

Na última década, houve um boom no mundo dos produtos lácteos. Eles passaram de leite gordo, meio-gordo ou desnatado para muitas outras possibilidades. De leites enriquecidos com vitaminas a diferentes substitutos vegetais, como soja, aveia, arroz ou leite de amêndoa.


Isto é principalmente devido ao fato de que os produtos lácteos não são especialmente produtos digestivos. Todos somos intolerantes, até certo ponto, ao leite, embora não o manifestemos externamente.

Um dos aspectos mais comentados internacionalmente nos últimos anos é a caseína Beta A2; Mas, qual é esse componente e por que a indústria de laticínios está revolucionando isso? Aqui está a explicação:

O leite de vaca pode ter três tipos de caseína: alfa, beta e kapa. A caseína Beta, por sua vez, pode ser A1, A2, B, C e A3. O conteúdo dessas moléculas no leite varia de acordo com a composição genética da raça da vaca.

Anteriormente, as vacas produziam apenas a proteína A2. Mas cerca de 100.000 anos atrás, devido a uma mutação celular na Europa, as vacas começaram a produzir a proteína beta caseína A1. Essas vacas produzem mais leite, por isso são preferidas nas fazendas, melhoram sua rentabilidade e dominam o mercado mundial de laticínios. Algumas raças de vacas, especialmente na Europa, como Guernsey, Jersey e Pardo Suizo continuam a produzir leite com proteína A2.

Estudos recentes mostram que a proteína A2 tem melhores propriedades de saúde do que A1, e que o consumo deste leite é adequado para intolerantes à lactose, sem causar problemas digestivos. Além disso, esta proteína ajuda a melhor digestão e processamento geral do leite.

A mudança da proteína A2 por A1 nas vacas, não ocorreu em outros animais, como ovelhas ou cabras, então o leite desses mamíferos contém apenas proteína A2.

Em países como os Estados Unidos ou a Austrália, os tipos de produtos lácteos feitos a partir de leite de vaca contendo o gene da Beta Caseína A2 são comercializados há vários anos.





 

Vídeos
Prova de coquetel ibero-americana com Diego Cabrera
Na edição de 2018 da Feira Internacional de Turismo, FITUR, em Madri; foi realizada uma degustação de coquetéis ibero-americanos, preparada por Diego Cabrera. A diversidade e a riqueza das bebidas típicas das diferentes ...