A primeira coisa na sua lista de tarefas ao chegar ao Peru deve ser provar sua bebida estrela, Pisco. Esta bebida pura destilada representa mais do que um sabor incomparável, é o reflexo da história e cultura peruana.
Foi consumido a nível nacional, em Peru, num montante de 1,6 milhões de litros em 2017. O Pisco não dá ressaca, não está envelhecida nem é um licor (é um destilado puro).
O legado histórico do pisco aparece há mais de 400 anos, seu nome vem do nome do porto e do vale localizado no sul do Peru onde no século 16 foi enviado pela primeira vez para a Espanha. Além disso, a palavra Pisco tem sua origem na língua quíchua "pisccu", cujo significado é ave, assim a bebida também evoca a diversidade de aves no sul do país.
Todo quarto domingo do mês de julho, há uma celebração em homenagem a esta bebida preciosa, que consiste na destilação de uvas de Pisco, produzindo um aroma e sabor incomparáveis.
As uvas Pisco são divididas em aromáticas (Abila, Itália, Moscatel e Torontel) e não aromáticas (Mollar, Negra, Quebrante e Uvina). De fato, o próprio pisco tem divisões:
- O pisco puro obtido a partir de uma única variedade de uvas pisco.
- O pisco mosto verde é obtido a partir da destilação de mostos frescos e uvas pisco.
- O pisco acholado que leva à mistura de uvas pisco, mostos frescos e pisco.