Tradição colombiana: bandeja Paisa

Tradição colombiana: bandeja Paisa

Bandeja Paisa é uma representação cultural da Colômbia já que é um dos pratos mais destacados do país. Sua origem ocorre no eixo cafeeiro (Antioquia, Caldas, Risaralda, Quindío e o norte de Valle del Cauca) embora se diga que é especificamente de Antioquia.

A origem de seu nome é porque nasceu da cozinha das paisas (pessoas da área do eixo do café), e a bandeja é porque este prato requer que seja servido em uma bandeja devido a sua abundância de ingredientes.


Esta tradição culinária é também conhecida como Bandeja de arriero ou Bandeja montañera. Sua origem não é muito antiga, já que nenhum registro foi encontrado antes de 1950.

Cada região prepara com seu próprio estilo e ingredientes, mas a essência permanece intacta de geração em geração. A abundância de ingredientes é uma das suas principais características, algumas bandejas podem ser servidas com até 14 ingredientes diferentes, incluindo feijão, torresmo, carne moída, arroz branco, chouriço, ovo frito, abacate, arepa e banana madura. Os acompanhamentos são, geralmente, mazamorra com leite e macho doce.

Em alguns restaurantes em Antioquia é oferecida uma variante deste almoço típico, a bandeja das sete carnes que, além dos ingredientes típicos, tem carne assada, morcela antioquenha e fígado de porco grelhado.

Diana Ramírez R.

Créditos da imagem: Pinterest (Colombia.com)





 

Vídeos
Prova de coquetel ibero-americana com Diego Cabrera
Na edição de 2018 da Feira Internacional de Turismo, FITUR, em Madri; foi realizada uma degustação de coquetéis ibero-americanos, preparada por Diego Cabrera. A diversidade e a riqueza das bebidas típicas das diferentes ...